O Grupo Clareira se reúne na Casa de Francisca, dia 16 de setembro de 2016 às 22h30, onde tem feito diversas apresentações e participado dos grandes encontros promovidos por essa Casa de música e amizade.

Sobre o Clareira: A parceria entre Benjamim Taubkin e os músicos Ari Colares, Sapopemba, Mazé Cintra, Neusa de Souza e Verlúcia Nogueira, surgiu do interesse de Benjamim em se aproximar do universo da música tradicional brasileira. Estes músicos faziam parte, em 2002, do Núcleo de Música da Associação Cultural Abaçaí, voltado à pesquisa e difusão das manifestações tradicionais brasileiras.

A iniciativa gerou uma série de encontros no Parque da Água Branca – sede da Associação -, onde aconteceram os ensaios, todos os sábados, ao ar livre, ao lado da casa de pau a pique. O compositor e contrabaixista João Taubkin participou de todo este processo e, desde o seu início, é parte do grupo.

O trabalho traz composições, adaptações e arranjos a partir de canções tradicionais de várias regiões do Brasil. São temas das Caixeiras do Divino, do Maranhão – mulheres devotas do Divino Espírito Santo, que cantam e tocam a percussão – Moçambique, de Minas Gerais – devotos, principalmente, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, uma das principais expressões do Congado Mineiro -, uma seqüência de Ciranda Pernambucana e uma seqüência de Sambas-de-Roda do recôncavo baiano.