Uma das mais tradicionais formações da música instrumental brasileira é o trio: piano, baixo e bateria. O desafio dos músicos Benjamim Taubkin (piano), Sérgio Reze (bateria) e Zeca Assumpção (contrabaixo) tem sido experimentar, inovar e criar uma música brasileira nessa formação sucinta e amplamente utilizada. A eles, se uniu, três anos depois, o trompetista Joatan Nascimento, o “+1” deste trio que veio somar sua visão e música à estética proposta pelo grupo.

O projeto procura inovar ao buscar elementos da linguagem erudita e das diversas tradições brasileiras para compor seu diálogo. Outro desafio – e inspiração –, é a possibilidade de pensar o equilíbrio entre a premeditação – a obra composta e arranjada – e o improviso. Se não exatamente da linguagem jazzística, mais da experiência da composição coletiva por meio da possibilidade de explorar novos caminhos a partir da história de cada músico. O resultado é uma sonoridade sofisticada e brasileira – com momentos de liberdade absoluta, sem perder a referência da composição.

Entre as obras, uma belo choro de Jacob do Bandolim, “Pérolas”. Outros destaques: “O Circo Chegou”, “O Sabiá Voou” e “O Deserto é Aqui”, de Benjamim Taubkin, “Baianinho”, de Joatan Nascimento e a transcendente composição de Baden Powell e Vinicius de Morais, “Consolação”.

Artistas

Benjamim Taubkin Sergio Reze Joatan Nascimento Zeca Assumpção

Discos