NÚCLEO CONTEMPORÂNEO

Gravadora e produtora desde 1996, o Núcleo Contemporâneo desenvolve projetos na área da música nas suas diversas tendências e vertentes- com um olhar que nasce a partir do universo da música instrumental brasileira , e vai se desenvolver nas suas relações com a música tradicional , as culturas do mundo, na canção brasileira e na música erudita.

Sua atuação se dá nas diversas etapas das atividades relacionadas à criação, produção, distribuição e difusão da música, com ênfase na reflexão sobre a cultura independente e seu mercado, através da criação musical – composições, arranjos e trilhas sonoras, da produção de concertos, encontros e reflexões – de curadorias e projetos especiais, da gravação e distribuição de CDs e mais recentemente da Casa do Núcleo, centro cultural de música.

A trajetória e a vocação do Núcleo Contemporâneo – dirigido pelo pianista Benjamim Taubkin – são marcadas pela concepção e produção de projetos voltados à música criativa do mundo, com ênfase especial na relação do Brasil com a América Latina, e com as diferentes culturas no mundo. Reflexão , articulação , criação e produção são as estruturas básicas de todas estas atividades.

SELO: GRAVADORA E DISTRIBUIDORA

O Selo Núcleo Contemporâneo tem em seu catálogo mais de 80 discos lançados, dos quais mais de 40 produzidos pelo selo , apresentando um olhar abrangente – que parte da música instrumental e popular brasileiras – para a produção musical da América Latina e do mundo. A gravadora vem mantendo uma produção ativa, gravando e/ou distribuindo discos de artistas, estilos, repertórios e regiões diversas.

Sua distribuição abarca, além de CDs com trabalhos próprios – Benjamim Taubkin, Brasil-Marrocos, América Contemporânea, Trio+1, Moderna Tradição, Brasil-Coréia, trilha sonora do filme Eu Maior entre outros. Lançou, ao longo do tempo, CDs de Ná Ozzetti, Marco Pereira e Hamilton de Holanda, Vitor Ramil, Nina Becker, Mario Seve, Badi Assad, Lulinha Alencar, Guilherme Kastrup, João Taubkin, Rafa Barreto, Passo Torto, Juliano Holanda, Rafael Martini entre outros.

Ver Catálogo

PRODUTORA

A partir de reflexões, propostas e atividades para a área da música, a Produtora Núcleo Contemporâneo realiza concertos pelo Brasil e pelo mundo, com diversas formações musicais – envolvendo músicos brasileiros e dos diversos continentes. Trabalhos de composição, curadoria, gravação e outros projetos especiais são concebidos e produzidos a partir da experiência adquirida em encontros, festivais e apresentações voltadas à música criativa, com diferentes formações e linguagens.

Ao longo de sua história, estabeleceu parcerias duradouras com instituições culturais, com iniciativa privada e públicas . Entre os destaques e parcerias mais constantes, estão projetos como o Mercado Cultural da Bahia, ao lado do Instituto Via Magia, o Projeto Memória Brasileira com Myriam Taubkin e o Festival Conexões com o Centro da Cultura Judaica.

Ver Projetos Ver Agenda

CASA DO NÚCLEO

Desde 2011, o Núcleo Contemporâneo ampliou suas atividades, criando em São Paulo (Brasil) um espaço físico para colocar em prática uma ideia de fruição, troca de conhecimento e laboratório para a música; a Casa do Núcleo – centro cultural dedicado à cultura criativa do mundo. Pensada especialmente para a convivência, diálogos e apreciação da música, a Casa propõe uma atmosfera acolhedora e abarca uma programação de concertos, oficinas, audições de discos, documentários musicais e projetos especiais.

A Casa oferece ainda um acervo de três mil discos – coletados a partir de inúmeras viagens, a diferentes países em todo o mundo – com foco especial na América Latina, apresentando um retrato amplo e diverso das diferentes culturas musicais. Uma loja com CDs, DVDs e livros de música, de artistas que passam pela Casa e outros, garimpados em viagens da equipe do Núcleo Contemporâneo. E também uma cozinha vegetariana.

Assim, o Núcleo Contemporâneo vem desenvolvendo ao longo dos anos, uma ação de pesquisa e produção incluindo as diferentes linguagens musicais, atividades de intercâmbio a presença em encontros nos diferentes países para pensar a criação, difusão e circulação da música no mundo, buscando aliar autonomia, excelência e simplicidade.

Ver Site

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA CASA DO NÚCLEO / NÚCLEO CONTEMPORÂNEO

Recentemente fomos confrontados com a questão de como manter todas estas atividades, com qualidade e presença e ao mesmo tempo sem prejuízo da atenção que procuramos ter em todas as frentes deste projeto.

Assim, a primeira opção que nos pareceu mais razoável foi interromper as atividades da Casa. Mas a reação de um grupo de pessoas, afins com esta iniciativa, nos levou a pensar em outras possibilidades – a principal delas, a partir da sugestão deste grupo, foi a criação da Associação de Amigos.

Em toda a trajetória do Núcleo, procuramos sempre trabalhar com recursos próprios. Assim, raramente recorremos a editais e patrocínios. Ficamos portanto, com este desafio, de buscar uma ação que fosse colaborativa e coerente com os nossos propósitos e história.

O caminho que nos pareceu mais coerente com esta visão foi a criação desta Associação, que envolvesse diretamente o público interessado na continuidade da Casa, sua programação e projetos.

Ver Site