Na música do Brasil (assim como em outros países da América) – a fronteira entre o erudito e o popular sempre foi indeterminada. Compositores eruditos muitas vezes se utilizaram de motivos populares para suas obras E por outro lado , músicos populares – arranjadores, compositores e instrumentistas, em algum ponto de sua carreira se aproximaram do universo erudito.

Este fluxo e troca constante é provavelmente um dos fatores que contribuíram para o alto nível de uma parte importante da música brasileira.

No caso do Núcleo Contemporâneo, temos desenvolvido diferentes iniciativas que propõem este diálogo. A partir da música tradicional brasileira – como no caso do Clareira (em destaque abaixo), da música instrumental urbana – o Trio + 1, e até mesmo de projetos contemporâneos que incluem a manipulação eletrônica como o Sons de Sobrevivência.

________________________________________________________________________

O Projeto Clareira

A parceria entre Benjamim Taubkin e os músicos Ari Colares, Sapopemba, Mazé Cintra, Neusa de Souza e Verlúcia Nogueira, surgiu do interesse de Benjamim em se aproximar do universo da música tradicional brasileira. Estes músicos faziam parte, em 2002, do Núcleo de Música da Associação Cultural Abaçaí, voltado à pesquisa e difusão das manifestações tradicionais brasileiras.

O trabalho traz composições, adaptações e arranjos a partir de canções tradicionais de várias regiões do Brasil. São temas das Caixeiras do Divino, do Maranhão – mulheres devotas do Divino Espírito Santo, que cantam e tocam a percussão – Moçambique, de Minas Gerais – devotos, principalmente, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, uma das principais expressões do Congado Mineiro -, uma seqüência de Ciranda Pernambucana e uma seqüência de Sambas-de-Roda do recôncavo baiano.

Em 2011, Benjamim Taubkin foi um dos convidados da série da Jazz Sinfônica regida pelo maestro João Maurício Galindo. No seu caso, para realizar um projeto pouco comum: unir a música tradicional brasileira a sonoridade e a as inúmeras possibilidades timbrísticas, harmonicas e melódicas de uma orquestra de grande porte , revelando aspectos inesperados , presentes nesta música tão profunda do nosso país. Temas do universo da Caxeras do Divino do Maranhão, Congados de Minas Gerais , estão inseridas neste rico diálogo.

Artistas

Clareira Orquestra Jazz Sinfônica

Discos

Fotos

Vídeos

ARVE Error: Error retrieving video information from the URL http://vimeo.com/api/oembed.json?url=http%3A//vimeo.com/38878238 using wp_remote_get(). If opening that URL in your web browser returns anything else than an error page, the problem may be related to your web server and might be something your host administrator can solve.
Details: name lookup timed out

https://vimeo.com/38878238